Videos- Como usar dispositivos de pó seco

19/08/2010 20:26

   Trata-se de um dispositivo moderno para inalação de remédios, que atuam sob forma de um pó muito fino que penetra nas vias respiratórias, atingindo até os brônquios inflamados pela asma.

   Existem vários dispositivos inalatórios de pó seco e seus nomes parecem complicados pois são todos em inglês, sem tradução para o português.  

 

             Os mais conhecidos são:

  • - Aerolizer – utiliza cápsulas para inalação.
  • - Diskus – utiliza um aparelho de formato redondo, semelhante a um disco.
  • - Turbuhaler – assemelha-se a um tubo

       Os inaladores de pó seco são formados por um bocal e um receptáculo para o remédio que se encontra em forma de pó - podendo vir como cápsulas ou livremente dentro do aparelho.  

  • Remédios aliviadores ou broncodilatadores: Formoterol, Salmeterol. Nomes comerciais: Fluir, Foradil, Formare, Formocaps.
  • Remédios controladores ou corticosteróides inalados: Beclometasona, Budesonida, Fluticasona, Mometasona. Nomes comerciais: Miflasona, Miflonide, Busonid, Fluticaps, Oximax.
  •  Terapias combinadas, utilizando combinações de um remédio aliviador com um remédio controlador. Nomes comerciais: Alenia, Foraseq, Seretide, Symbicort.

     Técnica de uso:

    1.  Preparar a dose (varia em cada dispositivo).

    2.  Expirar, soprando lentamente.

    3.  Colocar o dispositivo na boca.

    4.  Inspirar o mais forte e profundo possível.

    5.  Parar de respirar e mentalmente contar até 10.

    6.  Lavar a boca, bochechar com água e cuspir.

 

    Atenção: inalar corretamente é fundamental para que o remédio faça efeito. Por isso, se tiver dúvidas, pergunte. Leve seu aparelho na consulta e aplique junto ao seu médico para que ele oriente se a aplicação está mesmo adequada.

 

    Clique para assistir como usar o dispositivo que seu médico indicou: