Dicas para obter uma ótima consulta com seu médico

22/10/2010 23:58

 

 O que é uma consulta médica ? 

Consultar é pedir opinião, conselho ou parecer. Consultar um médico significa obter informações a respeito de algum problema de saúde. Você será questionado sobre uma série de informações e deve dar as respostas bem objetivas e sinceras sobre o problema em questão.

 Quais são as dicas mais importantes para obter uma boa consulta ?
 
 Horário: Procure não chegar atrasado. Você certamente estará atrapalhando outras pessoas. Da mesma forma, chegar adiantado também poderá causar transtornos nas acomodações da recepção e horários de funcionamento do consultório.
 
 Encaixes: Às vezes é necessário o médico fazer encaixe, por alguma emergência ou caso excepcional. Se precisar pedir encaixe, lembre-se de que se a agenda está lotada o médico poderá não lhe atender da maneira que você gostaria, pois não existirá tempo hábil para isso.
 
Acompanhantes: O acompanhamento de um responsável  que cuide da criança é necessário para um adequado fornecimento de informações úteis sobre ela.
 
Cronologia: Procure fazer um resumo do seu problema antes de encontrar o médico. Coloque os fatos em ordem cronológica, do início do quadro até o dia da consulta. Se possível escreva, para não esquecer. Evite ficar divagando ou "filosofando" sobre o tema.
 
Medicação: Anote todos os medicamentos utilizados pela criança, mesmo que aparentemente não tenham nada a ver com o quadro. Se possível, traga todas as receitas destes medicamentos à consulta.
 
Exames: Traga todos os exames relacionados com a  doença atual. Nunca jogue fora exames antigos, mesmo que estejam normais. É muito importante saber que, naquela época, o paciente estava bem. Isto dá uma idéia aproximada da época de instalação da doença.
 
 Dúvidas: Esclareça todas as suas dúvidas na consulta. Não tenha constrangimento de expor suas dúvidas e queixas ao médico; ele vai ouvir com atenção, respeito e confidencialidade.

 

 
 
Não se esqueça: seu médico deve ser o seu maior aliado na obtenção da saúde.