ENTENDENDO O CONTROLE DA ASMA

21/11/2010 23:59

 

DE BEM COM A ASMA
Em qualquer idade

UM RETRATO 3x4 DA ASMA:

A Organização Mundial de Saúde estima em cerca de 100 a 150 milhões de asmáticos no mundo, sendo no Brasil 18 milhões de pessoas com asma. Apesar dos grandes progressos da medicina, a asma ainda causa muito sofrimento individual, familiar e social. A doença mal controlada gera visitas ao pronto socorro, internações hospitalares, provocando faltas à escola e ao trabalho, prejudicando a vida social do asmático, seja adulto ou criança, podendo até causar mortes. No entanto, está provado que a asma bem controlada não impede uma vida normal. 

POR QUE A ASMA É TÃO DIFÍCIL?

O maior problema é que a asma pode se manifestar de formas variadas, desde crises leves, quase imperceptíveis até crises fortes e graves. É uma doença com várias faces: pode melhorar ou piorar com o passar do tempo, sendo que em alguns casos, pode ficar longo tempo sem se manifestar a ponto dessas pessoas acharem que estão curadas. Em outros, pode desaparecer na adolescência ou até reiniciar no adulto ou na terceira idade. Como se não bastasse, o tratamento da asma é demorado e complexo, envolvendo não apenas o fato de tomar remédios, mas também a modificação de hábitos.

COMO COMBATER A ASMA?

O primeiro passo é a educação do asmático e de sua família para que conheçam a doença e aprendam a combatê-la corretamente, adquirindo confiança e apoio, fundamentais para uma vida saudável. Mas, para modificar verdadeiramente sua forma de agir, é preciso que o asmático ou sua família no caso das crianças, acredite na necessidade da mudança e atue com empenho, persistência e dedicação.

CONHECER BEM A DOENÇA

Asma: doença de origem genética (hereditária) que se acompanha de uma inflamação crônica das vias respiratórias, em especial dos brônquios, que se estreitam, prejudicando a passagem do ar e causando os sintomas da doença. Alem disso, os brônquios comprometidos pela doença se tornam muito sensíveis a vários fatores, como por exemplo:

ALERGIA

Acaros
Poeira domiciliar
Pelos de animais
Mofo
Barata
Pólens

OUTROS FATORES

Infecções respiratórias: resfriados e gripes.
Refluxo gastro-esofágico
Exercícios físicos
Certos tipos de medicamentos
Fatores irritantes: mudanças de tempo, cheiros fortes, poluição.
Substâncias no ambiente de trabalho e escola
Fatores hormonais: gravidez, menstruação, menopausa.
Emoções

Sintomas de asma: tosse, cansaço sensação de aperto no peito, dificuldade para respirar, falta de ar e chiados (sibilos). Entretanto, em algumas pessoas, o único sintoma da asma pode ser uma tosse que surge ao rir, chorar, ao fazer esforços físicos ou durante a noite.
A asma até hoje é conhecida como “bronquite asmática” ou “bronquite alérgica”.

O TRATAMENTO MODERNO DA ASMA

Um dos problemas da vida moderna é que as pessoas buscam soluções fáceis e rápidas para seus problemas. É comum que queiram uma medicação que cure a asma de forma total e rápida. Até hoje, a medicina ainda não criou este remédio, mas os recursos modernos são capazes de proporcionar o controle total da doença. Mas, o primeiro passo é entender que tratar não pode se resumir a tomar remédios, mas que a base do tratamento moderno da asma é combater a inflamação dos brônquios e evitar assim que as crises se instalem. 

O tratamento moderno da asma se baseia no combate à inflamação dos brônquios. Estes são os pontos principais do tratamento:

Controlar fatores desencadeantes da asma,
Saber quais são os remédios de alívio e os preventivos,
Aprender a reconhecer e prevenir crises e saber ser monitor da sua própria asma,
Esclarecer preconceitos sobre os remédios,
Tratar também os sintomas nasais,
Tratar a alergia com a imunoterapia nos casos indicados,
Melhorar o condicionamento respiratório e fazer fisioterapia respiratória, se necessário, para reabilitação e preparo para a prática de atividades esportivas.

REMÉDIOS PARA TRATAR A ASMA:

REMÉDIOS DE ALÍVIO: são aqueles usados para tratar crises de asma. Estes remédios aliviam os sintomas mas NÃO tratam a doença. Por isso, só devem ser usados quando necessários e por orientação do médico.
-Broncodilatadores: atuam relaxando a musculatura brônquica e melhoram a passagem do ar. Podem ser usados como xaropes, comprimidos, injetáveis ou inalados
-Corticóides sistêmicos: indicados para tratamento das crises moderadas e graves, impedindo suas complicações.

REMÉDIOS PREVENTIVOS: estes medicamentos não aliviam os sintomas, mas atuam desinflamando os brônquios, evitando que as crises apareçam. Por isso devem ser usados de maneira contínua, mesmo que a pessoa esteja bem, sem asma.
- Corticóides inalados: atuam na inflamação dos brônquios e podem ser usados sob forma de “sprays” ou “bombinhas”, em nebulizações ou como inaladores de pó seco.
- Antileucotrienos: atuam diminuindo a inflamação, sendo usados como comprimidos em dose única diária, para adultos e crianças.

Se a asma é uma doença de origem inflamatória,
por que insistir apenas nos remédios de alívio
e esquecer de combater a inflamação dos brônquios?

A IMUNOTERAPIA

É também conhecida como vacina para alergia e atua diretamente no processo imunológico que comanda a asma, diminuindo a alergia, combatendo a inflamação brônquica e prevenindo crises. O tratamento é prolongado e utiliza injeções periódicas subcutâneas com doses crescentes de antígeno.

RINITE E ASMA: O QUE HÁ POR TRÁS DESTA ASSOCIAÇÃO?

Cerca de 80% das pessoas com asma têm também rinite alérgica.
A inflamação está presente no nariz e nos pulmões.
A alergia aos inalantes pode desencadear tanto a asma como a rinite.
A rinite e a sinusite podem piorar a asma.

Vias respiratórias unidas

CONTROLE DO AMBIENTE E DOS FATORES DESENCADEANTES

Hábitos saudáveis em sua casa: Limpe sua casa diariamente, com pano úmido e não use produtos de limpeza com cheiro ativo: prefira álcool e sabões em pó. Você acumula objetos desnecessários? Jogar fora o excesso e organizar o essencial é uma boa maneira de iniciar o controle do ambiente.

Quarto sem excesso de objetos, livros, almofadas ou brinquedos de pelúcia.
O travesseiro é velho? Troque por um novo e utilize capas de plástico ou anti-ácaros.
O colchão deve ser encapado e aspirado periodicamente.
Roupas de cama devem ser mudadas semanalmente.
Troque cobertores por edredons e lave tudo periodicamente.
Camas devem ser colocadas afastadas das paredes.
Retire tapetes e carpetes.
Use cortinas laváveis ou persianas.
Combata focos de mofo, infiltração ou focos de baratas.
Se possível, não tenha animais em casa, mas se já os tiver, lave-os semanalmente, afaste-os dos quartos e não deixe que subam em estofados e camas.

OUTROS FATORES DESENCADEANTES E COMO COMBATER:

Lembre-se de cuidar do nariz: a rinite e a sinusite podem provocar crises de asma.
Previna-se contra as gripes e resfriados. Vacinas contra gripe e pneumonia são indicadas em qualquer idade.
Coma pouco no jantar e não deite após refeições. Nunca dê mamadeira para uma criança deitada ou dormindo e só permita que deite uma hora após mamar.
Alguns medicamentos podem causar crises de asma, como por exemplo: analgésicos e betabloqueadores. Se você usa algum deles, comunique seu médico.
Não fume e não permitam que fume em sua casa.

Assuma o comando de sua asma: não deixe que ela comande sua vida!

fONTE: Dra. Fátima Emerson CRM 5230994 2
Associação Brasileira de Asmáticos – ABRA RJ