O que são DOENÇAS RESPIRATÓRIAS e como previni-las?

18/10/2010 18:54

          As doenças respiratórias são aquelas que atingem órgãos do sistema respiratório (pulmões, boca, faringe, fossas nasais, laringe, brônquios, traquéia, bronquíolos e alvéolos pulmonares).
As enfermidades do sistema respiratório mais freqüentes são: Bronquite, Rinite, Sinusite, Asma, Gripe, Resfriado, Tuberculose e Pneumonia;

          As causas podem ser diversas. Fumo passivo, alergias (provocada por substâncias químicas e ácaros), fatores genéticos, infecção por vírus e respiração em ambientes poluídos estão entre as principais causas destas doenças. Ressalta-se que a queda da temperatura, provocada pela chegada do inverno, é uma das principais responsáveis pelo aumento o número de casos de problemas respiratórios. E na mira dessas doenças estão principalmente: idosos e crianças.
          Nas grandes cidades, estas doenças estão cada vez mais comuns, principalmente em função da poluição do ar. O monóxido de carbono e o dióxido de carbono são gases poluentes originados da queima de combustíveis fósseis (gasolina e diesel) e são muito prejudiciais ao aparelho respiratório do ser humano. A inalação destes gases pode provocar o surgimento de algumas destas doenças.
          Grande parte delas são alérgicas e podem ser controladas. Basta evitar o contato com substâncias causadoras, monitorar o ambiente e eliminar os fatores externos. O correto é tratar os sinais e sintomas da doenças para que ela não progrida e, em algumas situações, é necessária a prescrição de medicamentos. Mas, lembre-se nunca use automedicação, procure sempre a orientação de um médico.

Veja então algumas dicas:

* Mantenha a casa sempre limpa com um pano umedecido em água ou álcool;
* Evite desinfetante e outros produtos químicos;
* Não use espanador, evite cortinas de tecido e carpete, que concentrem muita poeira;
* Utilize capas impermeáveis aos ácaros nos colchões e travesseiros, pois costumamos passar grande parte do nosso dia.
* Evite ter no quarto almofadas, bichinhos de pelúcia e cortinas pesadas;
* Sempre que possível, permita a entrada de sol nos ambientes para evitar o aparecimento de fungos.

          E claro procurar manter uma alimentação saudável é essencial para evitar o aparecimento deste tipo de enfermidade e procure orientação médica regularmente.
 

Fonte: www.saude.gov.br - Ministério da Saúde