O que é asma

04/08/2010 11:06

   O paciente com asma brônquica e as pessoas que convivem com ela devem estar capacitados para lidar com a doença, que pode ser agravada devido à falta de informação sobre como proceder durante as crises.

   Conforme o Ministério da Saúde, 10% da população brasileira tem asma. Destes, apenas 7% tem a asma controlada, evitando as crises. No mundo todo, existem de 100 a 150 milhões de pessoas com a doença, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

   A asma brônquica é uma inflamação crônica dos brônquios, que são os tubos que carregam o ar para dentro e para fora dos pulmões. Estes ficam mais estreitos e dificultam a respiração do paciente em episódios repetidos de tosse, chiado e falta de ar. A asma é uma doença hereditária que acontece principalmente em famílias de indivíduos alérgicos e ela é desencadeada quando o paciente:

- Entra em contato com alérgenos ou produtos químicos (perfumes, poeira, ácaros, mofo, fumaça de cigarro)
- Sofre infecções respiratórias, como gripe e resfriados
- É submetido a variações bruscas de temperatura.

  A asma ocorre em todas as idades, sendo mais comum na infância. Filhos de asmáticos têm maior probabilidade de desenvolver a doença.

  A doença não tem cura, mas pode ser controlada com tratamento adequado, possibilitando ao paciente ter vida normal, inclusive com a prática de esportes.