O que é Rinite Alérgica?

28/09/2010 21:03

 Você pode ter Rinite Alérgica quando:

· Tem vários espirros em sucessão, especialmente pela manhã

· Seu nariz escorre e fica obstruído

· Ocorrem irritação e coceira no nariz, nos olhos e no céu da boca

· Seu olfato fica prejudicado

· Tem dores de cabeça juntamente com outros sintomas acima

 

O que é Rinite Alérgica?

É uma inflamação das mucosas do nariz. Uma em cada 7 pessoas apresenta rinite alérgica, tanto adultos quanto crianças.

As rinites têm várias causas, desde resfriados, produtos químicos irritantes e alergia. Os sintomas são muito parecidos entre todos os tipos de rinites e muita gente pensa que rinite alérgica é um resfriado que não passa nunca ou uma "sinusite" com dor de cabeça crônica.

 

 Quais os tipos mais freqüentes?

  A rinite irritativa é comum nas grandes cidades, em locais muito poluídos e com agentes irritantes na atmosfera. Os sintomas podem acontecer em pessoas que trabalham sem usar máscaras em fábricas onde são manipulados materiais industriais ou em ambientes com muita poeira, ou em pessoas que trabalham com tecidos. As crianças que estudam em locais poluídos, ou locais que estão em reforma, podem ter rinite irritativa.

  A rinite alérgica é muito comum, especialmente em cidades grandes, cujo ambiente é poluído e onde a poeira doméstica é abundante, e em locais úmidos, com mofo.

 

 A Rinite é contagiosa?

Excetuando-se as rinites infecciosas, virais ou bacterianas, as outras não são contagiosas. Não passam de pessoa para pessoa com o convívio social ou com o relacionamento íntimo.  Os pais podem transmitir a rinite alérgica para os filhos através dos genes (suas características familiares), o que determina, muitas vezes, sintomas semelhantes entre pais e filhos.

 

 Tem Cura?

 A rinite alérgica  têm tratamento, mas não têm cura, é uma herança genética. É muito importante que você saiba que, apesar disso, é possível viver sem sintomas, como uma pessoa normal, bastando realizar o tratamento correto.

 

 Quais as causas de piora?

Quanto mais se entrar em contato com as substâncias que causam irritação, maiores serão os sintomas. Os agentes irritantes da atmosfera poluída são prejudiciais, assim como substâncias químicas e produtos de limpeza. Fumaça de cigarros, inseticidas, tintas, combustíveis e até perfumes são nocivos. No caso da rinite alérgica, os sintomas surgem quando a pessoa entra em contato com os alérgenos (substâncias às quais é alérgica).

 

 Prevenção

A melhor maneira de tratar a rinite alérgica  é a prevenção, com medidas para diminuir a presença de agentes alérgenos e irritantes no nariz e em sua casa. É preciso evitar sempre as substâncias que desencadeiam a crise de rinite, como os poluentes e as substâncias químicas.Você precisa saber que o papel mais importante no tratamento da rinite é o seu e que, às vezes, pequenas medidas trazem grandes resultados:

·   Evite a poeira doméstica e os ácaros.

·   Evite agentes e substâncias irritantes.

 

       Para evitar a poeira doméstica:

·   Retire tudo o que pode juntar poeira em sua casa.

·   Tapetes, carpetes, cortinas grossas são locais de alojamento de ácaros e poeira.

·   Os pisos lisos são muito mais fáceis de limpar e não abrigam ácaros.

·   Tapetes finos e pequenos, que podem ser lavados, são mais práticos e menos prejudiciais.

·   Cortinas leves, que podem ser lavadas são as ideais.

·   Passe sempre um pano úmido sobre os móveis e o chão, se possível, diariamente.

·   Deixe os ambientes sempre abertos para arejá-los e para que os raios solares entrem o maior tempo possível.

 

        O quarto é o local mais importante

·   Você passa pelo menos 8 horas do dia em seu quarto, dormindo. Este é, portanto, o local mais importante de sua casa e também um dos ambientes mais contaminados por ácaros.

·   O colchão e os travesseiros podem ser forrados com material antialérgico  para impedir a passagem de poeira. Os melhores travesseiros para os alérgicos são os de poliéster.

·   Use edredons, desde que não sejam de penas, em vez de cobertores de lã e, se possível, lave-os a cada 10 dias.

·   Coloque as roupas no armário; as de lã, em sacos plásticos fechados.

·   Bichos de pelúcia armazenam muita poeira. Livre-se deles ou deixe-os guardados longe das crianças e, se possível, lave-os a cada 10 dias.

·   Não permita nunca que animais de estimação entrem no quarto.

·   Paredes úmidas e frias, com vazamento, devem ser identificadas para que os reparos possam ser feitos. Lugares com mofo e manchas de bolor devem ser limpos.

 

 Por que a poeira doméstica causa reaçãoes alérgicas?

Poeira no ambiente doméstico é a maior causa de nariz entupido e escorrendo, de coceira e espirros durante todo o ano, além de causar tosse e piorar a asma. A poeira de casa é uma mistura de muitos detritos e contém bactérias, fungos e ácaros.

O ácaro é o principal agente na poeira que causa rinite alérgica. Ele tem oito patas, é um aracnídeo, como uma aranha, e se alimenta de partículas de alimentos, de tecidos e de pele descamada de humanos e animais .Os resíduos que ele produz também causam alergia nas pessoas. O ácaro gosta de ambientes quentes e úmidos, sem luz. Ele não sobrevive em lugares secos e ensolarados. Vive em lençóis, tapetes, carpetes, colchões, roupas, armários e bancos de automóveis, onde as condições são favoráveis. Os inseticidas normais não matam os ácaros.

 

  Os animais pioram a rinite?

Os animais de estimação têm importância significativa em nossa vida cotidiana, principalmente para as crianças. Infelizmente, eles podem causar alergia através da saliva, urina ou caspa dos pêlos. Além disso, pêlos ou penas podem acumular ácaros. Em conseqüência, especialmente os alérgicos devem evitar animais.

Se possuir algum animal de estimação, lave-o freqüentemente (uma vez a cada 10 dias) ou prefira animais que não tenham pêlos ou penas, como peixes e tartarugas.

 

  Para evitar os agentes irritantes

Evite ambientes com pessoas fumando ou lugares enfumaçados.

Se possível, ninguém na casa deve fumar.

Evite contato com substâncias que tenham cheiro forte (tintas, incensos etc.).

 

Conseqüências

Os pacientes com obstrução nasal crônica podem apresentar algumas conseqüências preocupantes, que devem ser diagnosticadas e tratadas corretamente.

·   Dificuldade para dormir

·   Roncos

·   Alteração da voz (voz anasalada)

·   Desalinhamento dos dentes

·   Otites

·   Sinusites

       A importância do diagnóstico e tratamento, além de curar ou controlar a rinite alérgica, é evitar suas conseqüências.